Até há alguns anos atrás, as pessoas viam o café como um vício, uma bebida saborosa proporcionando um belo início de manhã que permitia manter o nível de energia durante o dia, mas que os mantinha acordados a noite toda. O mercado reforçou essa percepção equivocada quando começaram a publicitar vários “substitutos de café”. Durante os últimos anos, vários estudos em grande escala demonstraram que o café é realmente muito saudável, pois está cheio de antioxidantes e minerais que diminuem ao consumidor de café as probabilidades de incorrer em várias doenças debilitantes.
Embora as pessoas com problemas gastrointestinais crónicas, problemas de ansiedade crónica ou as mulheres grávidas sejam aconselhadas a beber café descafeinado ou a beber café em quantidades reduzidas, a maioria das pessoas podem colher benefícios significativos de beber café diáriamente.
Os benefícios do café para a saúde incluem:
• Diminuição do Risco de Diabetes: Vários estudos em larga escala demonstraram uma correlação entre a quantidade de café que uma pessoa bebe com a probabilidade de desenvolver diabetes tipo II. Os resultados do estudo mostrou que as pessoas que bebiam entre seis a sete chávenas de café por dia eram 35 por cento menos propensos a desenvolver diabetes Tipo II, em comparação com aquelas pessoas que se abstiveram de café. Outros estudos sugerem que o magnésio e crómio encontrados no café aumentam as acções metabólicas da insulina, que é diminuído na diabetes tipo II.
• Diminuição do risco de doença cardiovascular: Estudos têm mostrado que o consumo diário de café diminui a ocorrência de arritmias cardíacas, um fator de risco para ataques cardíacos. Outros estudos demonstraram que as mulheres que bebem café, numa base regular são menos susceptíveis de ter acidentes vasculares cerebrais.
• Diminuição do risco de alguns tipos de cancros: Vários estudos indicam que pessoas que bebem café têm menos probabilidade de desenvolver cirrose hepática e cancro do fígado. Este efeito pensa-se estar relacionado com as propriedades antioxidantes presentes no café.
• Risco reduzido de doença de Parkinson, demência e doença de Alzheimer: A pesquisa mostra que à medida que a quantidade de café ingerida por uma pessoa aumenta, o risco de desenvolver a doença de Parkinson, demência e doença de Alzheimer diminui. Um estudo descobriu que pessoas que bebiam entre três a cinco chávenas de café diariamente tinham 65 por cento menos probabilidade de desenvolver demência e doença de Alzheimer.
• Diminuição dos efeitos da asma: A cafeína no café estimula os tubos dos brônquios nos pulmões, aumentando assim o fluxo de ar nos pulmões, o que torna mais fácil para as pessoas com asma respirar.
A próxima vez que você deseje uma chávena de café do seu tipo favorito, vá em frente e beba, faz-lhe bem.